quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Tesourão

Fregata magnificens


MACHO

Foto gentilmente cedida para esta postagem por Renato Grimm, feita na Ilha North Seymour - Ecuador -fora do Brasil/EX, feita em 31.02.2006.

Durante a época de reprodução, o macho apresenta uma pele vermelha na região do pescoço que infla, igual a esta foto,  como uma bola no ritual do acasalamento

O tesourão (Fregata magnificens) é uma ave pelecaniformes da família Fregatidae. Também, conhecido por fragata, fragata-comum, pirata-do-mar e ladrão-do-mar


FÊMEA - ADULTO 

Foto gentilmente cedida para esta postagem por Luiz Damasceno, feita em Niterói-RJ, em 11.04.2008.

Características                                                                                     

Tem cerca de um metro de comprimento e mais de dois de envergadura, pesa apenas 1,5 quilograma. É a ave com maior superfície de asa por unidade de peso. O macho é preto e distingue-se por um saco gular vermelho. A fêmea é maior, tem cabeça anegrada e peito branco. Os juvenis têm cabeça branca.                                                                                                                                                                      

Alimentação

Alimenta-se de peixes capturados na superfície, não mergulha porque não sabe nadar.      

Reprodução

As ilhas Moleques do Sul é o limite austral de ocorrência de colônia de reprodução e o único sítio de nidificação no estado de Santa Catarina. Os ninhos, em geral, são construídos sobre arbustos e árvores, com gravetos retirados do local e compactados com as próprias fezes. Coloca apenas um ovo de cor branca, que é incubado por aproximadamente 40 a 45 dias em turnos alternados pelo casal.                                                                                                                                                                 

NINH0 - OVO
Foto gentilmente cedida para esta postagem por Ivan Sazima, feita em PM Abrolhos - Caravelas/BA, feita em 13.12.1999.


HÁBITOS

Molesta as outras aves à procura de peixes regurgitados. Muitas vezes os atobás em geral e a grazina conseguem se livrar das fragatas pousando na água, uma vez que estas aves não conseguem nadar.
No dia 18 de dezembro de 2007 foram observados diversos indivíduos imaturos e um subadulto de fragata (Fregata magnificens Mathews, 1914) brincando em vôo com um objeto pequeno e leve, semelhante a um chumaço de algodão, na ilha da Queimada Grande (24°29`S; 46°41`W), litoral sul do estado de São Paulo. Um indivíduo carregava o objeto no bico enquanto outros tentavam roubá-lo. O indivíduo detentor do objeto deixava-o cair por vezes, realizando um mergulho no ar para pegá-lo de volta. Nessas ocasiões, às vezes o objeto era pego por outro indivíduo e as perseguições continuavam. Esse comportamento é sem dúvida um tipo de treinamento para a fase adulta, quando as fragatas roubam os peixes de outras aves marinhas, como os atobás e trinta-réis, e competem por alimento com outros indivíduos da espécie (Sick 1997), servindo para desenvolver a musculatura, criar laços sociais, e adquirir habilidades na obtenção e manipulação de presas (Ficken 1977), uma vez que os jovens não são tão eficientes em parasitar outras.
FEMEA - ADULTO
Foto gentilmente cedida para esta postagem, por Leonardo Casadei, feita na ponta da Praia, Santos-SP, em 04.05.2013.


Distribuição Geográfica

É uma espécie de ampla distribuição geográfica; no Brasil são encontradas colônias em Fernando de Noronha, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário