terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Jaracatiá

Jaracatia spinosa (Aubl.) A. DC.



Família Caricaceae

Nomes populares - jaracatiá, mamãozinho, barrigudo, chamburu, mamão-de-veado(PA), mamão-do-mato, mamoeiro-bravo, mamoeiro-de-espinho, mamãozinho-da-mata

Caracteristicas morfológicas - Planta lactescente, dióica e espinhenta, de 10-20 m de altura, com tronco de 70-90 cm de diâmetro. Folhas compostas palmatilobadas, com 8-12 folíolos glabros.

Ocorrência - Sul da Bahia até Rio Grande do Sul e, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, em várias formações florestais.

Madeira - Leve, mole, de baixíssima durabilidade sob quaisquer condições.

Utilidade - Sua madeira não tem nenhuma utilidade, entretanto seu lenho foi outrora muito utilizado para confecção de doces caseiros. Os frutos são comestíveis e avidamente procurados por pássaros e macacos. A árvore é bastante ornamental pela forma bizarra de seu tronco 

e ramos, podendo ser usada com sucesso no paisagismo em geral. Com planta pioneira adaptada a luminosidade direto e de muito  rápido crescimento, deve ser presença obrigatória em qualquer reflorestamento heterogêneo destinado a recomposição da vegetação de áreas degradadas de preservação permanente.

Informações ecológicas - Planta decídua, heliolita, pioneira, caracteristica de solos férteis de fundo de vales  e de planícies aluviais da floresta pluvial. Ocorre tanto no interior da mata primária densa com em clareiras, beira de matas e em formações secundárias em estágios adiantados da sucessão vegetal. Apresenta dispersão  ampla e regular, porém sempre em baixa densidade. É particularmente frequente na floresta semidecídua da bacia do Paraná. Produz anualmente regular quantidade de sementes viavéis.

Fenologia - Floresce a partir de meados de setembro, prolongando-se até outubro. Os frutos amadurecem nos meses de janeiro-março.

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando maduros ou recolhe-los no chão após sua queda. Em seguia abri-los manualmente para a retirada das sementes, que devem ser lavadas em agua corrente e deixadas secar a sombra. Um quilograma de sementes contém aproximadamente 28.700 unidades.


Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiro semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 10-20 dias e, a taxa de germinação geralmente é elevada. Transplantar  mudas para embalagem individuais quando atingirem 4-5 cm, as quais estarão em condições de serem plantadas no local definitivo em 3-4 meses. O desenvolvimento das plantas no campos é rápido.

Citação: Arvores Brasileiras - Volume 01 - Harri Lorenzi

Da mesma família do mamão . Ontem fui fotografar aves e colhi estes frutos das fotos. Um mamão em tamanho pequeno, muito saboroso.

Trabalho Acadêmico:
Jornal O estado de Minas Gerais
Caderno Agropecuário
21.03.2011
Pesquisadores da Esalq fazem levantamento com fruta exótica da mata atlântica para fazer doce.
Jaracatiá no foco de estudo

A A jaracatia spinosa, arvore originaria do bioma da mata atlantica em risco de extinção em muitos estados brasileiros, cujo latex são usados pelos indigenas para fins medicinais, foi alvo de pesquisa na Escola Superior de Agricultura Luiz  de Queiroz (USP/Esalq)
....  A fruta e o doce na forma de compota do jaracatiá apresentavam-se em risco de extinção há 15 anos e, com envelhecimento das doceiras antigas que dominvama a técnica, o doce parou de ser confeccionado.


ARVORES ARCEBURGO - NUMERO 16
FRUTAS DE ARCEBURGO - 3

Esta semana no Exterior o Blog foi visto no Uruguai , e no Brasil em Uiraúna-PB.


2 comentários:

  1. jaracatiá, se não me engano essa arvore eu conheci aqui em Castro-PR. Não lembro o nome que ouvi mas sei que os moradores de uma fazenda utilizavam para fazer receitas de um doce que lembra muito perfeitamente um doce de côco. Parabéns pelo conteúdo do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo,se faz doce dele. Voce pode ver que no texto eu escrevo, que usa seu lenho para fz doces,assim como se faz/fazia com o mamão.

      Excluir