segunda-feira, 28 de abril de 2014

Canário-da-terra

Sicalis flaveola (14 cm)

Outros nomes populares: Canário-da-terra-verdadeiro, Chapinha, Canário-da-telha e Canario-do-chão.


MACHO
Foto minha aqui em Arceburgo-Mg, de um macho, em cima da cabeça de vaca, onde ele gosta de fazer seu ninho.

Comum, de ocorrência ampla em áreas abertas com árvores, incluindo pastos, plantações e sedes de fazendas; mais numeroso no Pantanal.  O macho é amarelo, com testa laranja, mais oliváceo por cima e com dorso rajado. A femea por cima parda rajada de marrom, por baixo branco-suja com fino estriado marrom. Compare com o canário-tipiu, pouco frequente perto das casas, mais oliváceo, em especial por cima, e com rajado mais forte no dorso; também com o canário-do-amazonas, no no N da região. Alimenta-se sobretudo no chão; pode formar grandes bandos, às vezes com outras espécies. Em fazendas, frequenta os arredores de casas e visita comedouros. Canto, uma série variável de notas bem enunciadas e frases curtas, "tsip, tsi-tit, ts, tsiti, tsi, tsiti", musical e agradável. Popular como "ave de gaiola", é tão perseguido que em muitos locais desapareceu.
Citação: Aves do Brasil - Pantanal & Cerrado  - John A.Gwynne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel.


FEMEA
Foto da femea, que fiz aqui em Arceburgo-MG, em cima do mourão de cerca de arame farpado, outra opção/preferência de ninho da especie.

FAMILIA FRINGILLIDAE
SUBFAMILIA EMBERIZINAE
Subordem Passeri [=Oscines]

Ordem Passeriformes
TRIBO THRAUPINI

Sicalis - do grego sikalis ou sukalis = pequeno pássaro de cabeça preta, mencionado por Epicharmus e Aristóteles;
flaveola - diminutivo do latim flavus = amarelo-ouro.
Citação: Aves Brasileiras - Johan, Christian Dalgas Frisch.


CASAL



MACHO/FILHOTES
Macho alimentando filhotes, o ninho foi feito na cabaça, outra opção de ninho para a especie.
Este ninho é no prédio, onde ficava minha sala na Secretária de meio Ambiente.

Nota: É uma das minhas aves preferidas. Pela beleza de plumagem, pelo belo canto, seu modo de nidificar: cabaças, cabeças de vaca, mourões de cerca, casinhas de madeira, etc.
Na minha infância, perto da minha casa tinha uma maquina de beneficiar arroz ( década de 1960), em cima da palha do arroz eles  ficavam de bando, alimentando das quireras de arroz. Depois eles sumiram da cidade e do campo, aqui em Arceburgo-MG não se via nem um em liberdade, apenas em gaiolas. Em 1.985 comecei a trazer alguns de Goiás e soltar nos sítios, fazendas de amigos meus. Começamos um trabalho de conscientização, soltura, palestras, doação de casinha para eles criarem em liberdade, distribuição de camisetas aos alunos de escolas no Dia da Ave, falando do Canário. Achei que minha geração não voltaria a vê-los em liberdade. Graças a DEUS e pelo nossos empenho, empenho de amigos e população eles estão em toda parte. Desperto com eles cantando nas árvores de frente e fundos da minha casa. Estão nas praças, sítios, fazendas, beira de estrada, postes, comedouros...

Fizemos em 03 de fevereiro de 2012, uma sugestão ao Secretário de Meio Ambiente, de Minas Gerais, Excelentíssimo Senhor Adriano Magalhães Chaves, com um material técnico,  na qual a cidade de Arceburgo-MG, propõe que o Canario-da-terra seja AVE SIMBOLO DE MINAS GERAIS. Sugestão esta que me foi dada pelo amigo Johan Dalgas Frisch. Este material tramitou por alguns setores da burocracia, perdi o fio da meada da tramitação. Fica meu registro.

Distribuição: ocorre praticamente no Brasil inteiro, exceto na Amazônia.

Postura: 3 a 5 ovos.

Incubação: 13 dias.

Territorialista

MACHO - BANHO
No prédio que ficava minha sala, da Secretária de Meio Ambiente, tinha um bom espaço construímos este local para banho das aves. Valeu a pena vejam a foto que fiz.


Canário-da-terra-verdadeiro

O canário-da-terra-verdadeiro, conhecido também como canário-da-horta, canário-da-telha (Santa Catarina), canário-do-campo, chapinha (Minas Gerais), canário-do-chão (Bahia), coroinha, canário-da-terra e cabeça-de-fogo, é uma ave admirada pelo canto forte e estalado e por isso é freqüentemente aprisionada como ave de cativeiro (está entre as 10 mais apreendidas, segundo o IBAMA) mesmo tal ato sendo considerado crime federal inafiançável pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Graças a ação das autoridades e da conscientização da população, registros do canário-da-terra-verdadeiro vêm se tornando mais freqüentes nos últimos anos.
Citação:Wikiaves.

Ave territorialista, canário de fibra, fiz esta foto na FSULDEMINAS - Campus MUZAMBINHO-MG, aqui este macho passou boa parte do dia, brigando com o espelho do meu carro.

Pelo fim do Canário-da-terra em cativeiro.
5 de Outubro, Dia da Ave, Asas em liberdade, Canário-da-terra (dizeres na camiseta que usei) Neste dia no Colégio Arceburguense fizemos uma ação em prol desta ave. Distribuímos camisetas iguais a que uso neste dia aos alunos, presença da mídia, na nossa fala pedimos aos alunos presentes, que caso algum deles mantivessem em cativeiro o Canário-da-terra ,que era para liberta-los.

Pelo fim das aves em cativeiro no Brasil.

Não prenda aves, observe-as na natureza, livres. Como Deus as criou cantando em arvores ,não em gaiolas.

AVES DE ARCEBURGO- NUMERO 16

2 comentários:

  1. Oi Ademir,
    adorei o seu trabalho de esforço em prol desses lindos canários, acho injusto manter uma ave presa, ela tem o dom de voar e ficar numa gaiola, é uma prisão, para quem nasceu pra voar, é crueldade, mantenho um sanhaço em gaiola, pois ele caiu do ninho, ainda com poucas penas, cuidei até ele ficar pronto pra voar, mas ele não voava alto e sempre vinha para o meu ombro, fiz muitas tentativas, todas em vão, e ele foi ficando, é mansinho e fica por algum tempo solto no meu quarto, devido ter muitos gatos por aqui, mas ele só voa baixinho, já tem 4 anos e à alguns meses descobrimos que ele é ela, pois está pondo ovinhos, Ademir, tenho até vergonha de está com o pássaro assim, mas não sei o quer fazer, não procurei por isso, só queria ajudar.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ademir
    Acordar de manhã e vê-los felizes , pulando e cantando é sinal de um novo dia.
    Livres podem compartilhar suas alegrias de viver através de sons diferentes para muitas pessoas, porque eles revoam para bem longe, não pra mim somente que cantam de tristeza em uma gaiola.
    Descrever isso é pra mim triste, muito triste porque já cometi este crime. Mas hoje entendo que nossa ligação com a natureza esta ligada com o CRIADOR, que precisamos amá-la e respeitá-las as Lei de DEUS e da Natureza.

    Boa Tarde

    ResponderExcluir