quinta-feira, 30 de junho de 2016

Paineira-das-pedras

Ceiba erianthos (Cav.) K. Schum.

Nomes populares: rocky silk-cotton, paineira-das-pedras

Sinonímia botânica - Bombax erianthos Cav.,  Eriodendron leiantherum DC.


Características morfológicas - Altura de 4-6 m, dotada de copa com ramos aculeados quando velhos. Tronco curto e engrossado na base, com casca rugosa e provida de muitos acúleos grandes de 40-60 cm de diâmetro. Folhas compostas digitadas com 5-7 folíolos sobre pecíolo glabro de base engrossada e de 3-6 cm de comprimento. Folíolos glabros,membranáceos discolores, de 4-9 com de comprimento por 1,5-3,2 cm de largura, sobre peciólulo de  3-6 mm de comprimento. Flores frequentemente solitárias,axilares, sobre pedúnculos grossos 1,0-1,5 cm de comprimento , com pétalas  tomentosas de cor branca com a garganta vermelha,que se abrem geralmente a noite. Fruto capsula deiscente, cilíndrica, glabra, de 9-12 cm de comprimento por 6-7 cm de diâmetro,que ao abrir-se deixa expor fibras sedosas que envolvem as sementes.



Ocorrência - Bahia, Espirito Santo e Rio de Janeiro,nas formações deciduais rochosas da costa litorânea.

Madeira -  Muito leve (densidade 0,20 g/cm³) macia, de textura média , grã direita, de baixa resistência mecânica e curta durabilidade.

Utilidade - a madeira é emprega apenas localmente para confecção de embalagens. A paina dos frutos é em pregada localmente para enchimento de colchões travesseiros e almofadas.  A árvore é bastante ornamental apesar da grande quantidade de acúleos de seu troncos e ramos, podendo ser empregada com sucesso no paisagismo em geral.



Informações ecológicas - Planta decídua, helófita, seletiva xerófita, pioneira característica e exclusiva dos morros de pedras, muito comuns na costa atlântica do Rio de Janeiro até a Bahia, principalmente nas costas do Espírito Santo. Ocorre preferencialmente junto as fendas das pedras ou dos terrenos pedregosos que fazem a transição com os solos normais, porém , sempre     nas superfícies declivosas. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis., prontamente disseminadas   pelo vento.

Fenologia - Floresce durante os meses de maio-junho. Os frutos amadurecem de agosto a setembro.

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea, o que é facilmente notado pela presença das painas esbranquiçadas. Em seguida deixa-los expostos ao sol cobertos por uma peneira durante mais alguns dias para completar a abertura e facilitar a remoção manual das sementes envoltas pelas fibras. Um kg de sementes contém aproximadamente 17 mil unidades.



Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação logo  que colhidas em canteiros de semeadura em pleno sol contendo substrato arenoso. Em seguida cobri-las com uma camada de 0,5 cm de substrato. A emergência ocorre em alguns dias e a taxa de germinação é elevada. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido, atingindo até 2 m aos 2 anos de idade.
Citação - Árvores Brasileiras - volume 2 - Harri Lorenzi.  

Para saber mais sobre outras paineiras aqui no Blog:

Blog do Ademir Carosia: Paineira-vermelha-da-India
22 out. 2010 ... A paineira-Vermelha-da-Índia é belíssima e não se parece em nada com aspaineiras que conheço daqui, embora as nossas também sejam ...
ademircarosia.blogspot.com

9 out. 2014 ... Nomes populares: White floss-silk tree, barriguda, paineira-branca. Características morfológicas - Altura de 15-18 m, dotada de copa ampla e ...
ademircarosia.blogspot.com


Espécie que introduzi em Arceburgo/MG
Alimenta Pássaros, fauna terrestre, beija-flores, é ornamental, alimenta abelhas, li em alguns catalogo de viveirista que corre risco de extinção.

Árvores de Arceburgo/MG - Numero 22
Jardim dos beija-flores - Planta Numero 22

Um comentário:

  1. Que lindo!!! As imagens estão com uma nitidez incrível. Que bom ver tanta coisa maravilhosa e diferente aqui. Parabéns lindo demais!

    ResponderExcluir