quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Abacaxi-pendente

Acanthostachys strobilacea


Bromélias Nativas de Arceburgo-MG.

Plantas que atraem beija-flores.

Resgate.


Aqui ainda é encontrada na natureza, aqui na nossa cidade, mas já estão bem escassas por causa do extrativismo. Ainda pouco difundida no Paisagismo é difícil encontra-la em viveiros. também é pequena a literatura falando sobre ela.
Tenho algumas aqui em casa, estarei colocando  no seu habitat.
Uma bromélia epífita, nativa do Brasil. Bastante rústica, é excelente para jardins verticais. Diferente das outras bromélias, essa não acumula água. Tem uma cor verde acinzentada e flores vermelhas alaranjadas. Indicada para meia sombra.





  • Origem: Brasil, Paraguai e Argentina
  • Ciclo de Vida: Perene
  • Por: Rômulo Cavalcanti Braga

Foto que fiz em Arceburgo-MG, em seu habitat.

Acanthostachys (do grego “acanthos” = espinhoso + “stachys” = espiga), é um gênero botânico pertencente à família das Bromeliaceas e da subfamília Pitcairmioidaeae. São plantas endêmicas do Brasil, Paraguai e Argentina. As Acanthostachys, ao contrário da maioria das outras Bromélias, são epífitas  e / ou saxícola. Descrição – Possuem longas folhas pendentes, suculentas, longas e finas como chicote  na cor verde escuro com tricomas cinzas.  São comuns em regiões de grandes altitudes. A maioria apresenta folhas com bordas serrilhadas munidas de espinhos muito fortes. Inflorescência – Possui inflorescência de cana com hastes de flores amarelas e gotejamento de frutos em forma de cone amarelo e  vermelho com néctar com cheiro e gosto de frutas, o que atrai o seu principal polinizador – o Beija-Flor. Suas sementes são disseminadas por aves frutívoras. Composição Cênica – Uma vez que são saxícolas  e / ou epífitas, estas plantas impressionantes ficam ótimas em cestos suspensos em uma janela, quente e ensolarada, ou ao ar livre, em jardineiras e  canteiros. São plantas com tendências aglutinativas, por esse motivo ficam bem em qualquer situação que forem dispostas. O excesso de efeitos especiais, é toda aberta e arejada. Uma vez que é naturalmente é meia epífita esta é uma planta exuberante para acrescentar variedade aos arranjos de árvores de Bromélias. Cultivo – Apreciam solo rico em matéria orgânica bem drenado, com sol pleno e pouca umidade. Irrigação – A água dever pura e desmineralizada sem cloro. As regas devem ser feitas em dias alternados com auxilio de um aspersor / pulverizador. Adubação – As adubações devem ser mensais com um fertilizante liquido hidrossolúvel na formulação NPK 10-10-10 ou 14-14-14 com baixa ou nem uma concentração do elemento COBRE , na proporção de ¼ da força recomendada pelo fabricante diluída em um litro de água e aplicado com aspessor em horários amenos  ou de sol frio. Reprodução – Nas plantas matrizes e / ou mãe após florescerem, posteriormente começará a surgir nas axilas dos exemplares pequenos brotos (filhotes), começam então a planta matriz começará a morrer lentamente, deixando em seu lugar de três a cinco filhotes que crescerão formando lindas touceiras.  Munido de uma faca afiada, retire a compensação com as raízes da planta mãe.


Bromélias de Arceburgo-MG - Numero 1

Esta semana no exterior o Blog foi visto na Polinésia, Panamá e Malasia.
No Brasil nas cidades de: Jacarei-SP, Laranjal Paulista-SP, e Pau dos Ferro-RN.

5 comentários:

  1. OI Ademir, lindas as fotos, parabéns. Trabalhei com essa espécie no mestrado e agora no doutorado, seria possível me enviar algumas sementes? As sementes que coleto são em Mogi-Guaçu em São Paulo. Tenho intenção de criar um banco de germoplasma com alta representatividade gênica da espécie. Essas sementes seriam perfeitas para minha coleção. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ademir! Tenho um exemplar dessa espécie faz uns 2 anos e queria saber dos cuidados que devo ter para que ela dê flores e frutos... também queria saber se você consegue me arrumar mais exemplares da mesma... obrigada e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Qual é sua cidade, seu nome?
      Olha esta muda da foto eu formei e repiquei e devolvi para a natureza.
      Me mande fotos do seu, talvez de para desdobrar ele e fz mudades.

      Excluir