segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Callicore hydaspes

Nymphalidae, Biblidinae



 Callicore hydaspes. Espécie exclusiva do dossel. Conhecida popularmente com borboleta 8D, por causa dos desenhos na asa inferior. Tamanho da asa = 2,0cm



Borboletas frugívoras do Parque Estadual do Rio Doce/MG André Roberto Melo Silva, Marco Paulo Macedo Guimarães, Raphael Fraga Vitalino, Ângelo Schifini Bagni, Yuri Elias Martins, Aldecéia Maria Cordeiro, Evandro Gama de Oliveira ...

Borboletas frugívoras do Parque Estadual do Rio Doce/MG André Roberto Melo Silva1 , Marco Paulo Macedo Guimarães2 , Raphael Fraga Vitalino3 , Ângelo Schifini Bagni2 , Yuri Elias Martins4 , Aldecéia Maria Cordeiro5 , Evandro Gama de Oliveira6 . Resumo A Mata Atlântica, mesmo reduzida a 8% do seu tamanho original, guarda uma imensa riqueza de espécies sendo parte dela ainda desconhecida. A contínua e acelerada perda de habitats naturais e a degradação ambiental decorrente das ações humanas tornam o monitoramento dessa biodiversidade e da qualidade do meio um trabalho de suma importância nos dias de hoje. Alguns grupos como borboletas são especialmente úteis no monitoramento ambiental. O presente trabalho teve como objetivo conhecer as borboletas frugívoras do Parque Estadual do Rio Doce. O estudo foi realizado durante um ano em duas áreas de 1km2 . Em cada área foram instaladas 16 armadilhas, no sub-bosque e dossel, e estas armadilhas foram monitoradas durante cinco dias consecutivos uma vez em cada mês. Foi coletado um total de 83 espécies de borboletas. Destas, quatro foram consideradas raras. Portanto, ainda é necessário um maior número de estudos com as borboletas dentro do parque. Palavras chave: Agrias claudina, borboletas frugívoras, dossel, Mata Atlântica, Rio Doce. 


APRESENTAÇÃO
 Minas Gerais são muitas no afirmar do médico, escritor e embaixador Guimarães Rosa. Assim, do semiárido do Norte de Minas às oliveiras que vicejam no Sul de Minas, do Oeste que abriga a Mata Atlântica, ainda exuberante, às planícies do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, a natureza, que levou milhões de anos entre mudanças e adaptações, se revela fecunda e desafiadora nos 586.000 Km² do vasto território mineiro povoado pela complexa e sinérgica biodiversidade. E o homem, enquanto agregado à sociedade, é parte indissociável dessa diversidade de formas e espécies que habitam os ecossistemas terrestres, aquáticos e oceânicos, não se esquecendo dos pássaros e borboletas, seres alados, nos seus caminhos e vôos intrigantes e recorrentes nos céus desse planeta Terra num espetáculo de vida e cores. Os seres vivos também são indicadores de sustentabilidade dos recursos naturais. Pesquisar para conhecer, conhecer para mudar, mudar para avançar solidários no vigir do século XXI e consolidar, num vasto universo de demandas socioeconômicas e ambientais, o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais harmonicamente com o solo, a água, a fauna e a flora. O boletim técnico MG. Biota, em mais uma edição cumpre, no que lhe compete, sua missão científica e tecnológica promovendo o conhecimento e agregando pesquisadores, cientistas, estudiosos e ambientalistas, que convergem igualmente, por seus talentos multidisciplinares, para democratizar o acesso à informação e compartilhando ciência e inovação tecnológica. Preservar a natureza é preservar a vida.
José Carlos Carvalho
Engenheiro Florestal

INSTITUTO ESTA DUAL DE FL0RESTAS — MG DIRETORIA DE BIODIVERSIDADE GERÊNCIA DE PROJETOS E PESQUISAS
MG.BIOTA Belo Horizonte v.3, n.4 out./nov. 2010
MG.BIOTA



Fiz esta sequencia de fotos; na Fazenda Cachoeira, em Arceburgo/MG. Nota-se que a borboleta esta pousada em cima do estrume de gado; Perguntei ao amigo João Angelo Cerignoni, da Esalq o que ela estava fazendo, ele deu a seguinte explicação:

-Se estão em frutos fermentados, são machos e fêmeas se alimentando, se estão em estrume, beira de rios, os cimentos frescos, são machos extraindo minerais para se maturarem sexualmente.

-os chamados PANÁPANÁS, são ajuntamentos de MACHOS atraídos por minerais que ao ingerirem os ajudam a se tornarem maduros sexualmente



Agradeço ao meu amigo João Angelo Cerignoni, autor do livro Borboletas, pela identificação desta espécie.

 Se quiser saber mais sobre outras Borboletas, entre no Blog, do lado direito na parte de cima, clique em pesquisar e digite:
Borboleta estaladeira 
Siproeta stelenes 
Hugo Eiras Furquim Werneck 
Atyria dichroides 
Jardim das Borboletas 
Borboletas 
Junonia evarete 
Danaus plexippus...
 
Borboletas de Arceburgo - Numero 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário